Spiga


Dengue: risco de epidemia em 16 estados em 2009


Como todos já devem saber, os focos de dengue esse ano foram alarmantes. Partes do país viveram um caos gigantesco. Pessoas reclamando do atendimento, voluntários correndo contra o tempo para acabar com os focos da dengue e tentar concientizar as pessoas, mutirões "invadindo" favelas e encontrando centenas de focos e muito mais. O que mais me surpreende é que esse mesmo povo que reclama do atendimento é o povo que deveria ter cuidado para que não chegasse nessa situação.. mas isso não vem ao caso.

O pior ainda está por vir!

O relatório do Ministério da Saúde aponta que 16 estados brasileiros correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue no ano que vem, incluindo o Rio de Janeiro. O alerta é baseado em um índice de infestação do mosquito da dengue. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que estão na lista, correm um risco ainda maior porque nunca houve nenhum surto da doença nos dois estados, o que deixa a população ainda mais sucetível à doença.


Mas não é tão difícil evitar que isso aconteça!

A dengue é uma doença grave, mas é transmitida por um mosquito muito frágil que só se reproduz porque nós não prestamos atenção a pequenas coisas e não tomamos uma atitude contra eles.

A dengue não deve ser combatida quando já está sendo transmitida!

A dengue deve ser evitada todos os dias. É simples, mantenha tudo limpo, evite água parada e porfavor, limpe sua caixa d' água regularmente e coloque uma tampa nela.
Eu sei que algumas caixas são complicadas (passei por uma dessas), mas deve ser feito todo o possível para que por causa de um mosquito insiginificante não ocorra um caos pior do que está acontecendo hoje no sudeste brasileiro.

Veja as últimas notícias do jornal local:

Adicionar esta notícia no Linkk

1 COMENTÁRIOS:

  Anônimo

8 de setembro de 2008 às 10:09

Caros Srs.
Todos contra a proliferação do mosquito transmissor da DENGUE.
Muito Boa iniciativa de convocar a todos para trabalharmos a PREVENÇÃO.
Conheça o Stop Dengue-Dura Plus.
www.stopdengue.com.br
e divulguem mais uma forma eficaz de combate a DENGUE.
Grato SDS.
Claudio Paradinha