Spiga


Galileu, ex-herege, ganha estátua no Vaticano

O astrônomo que escapou da fogueira será homenageado pela Igreja Católica. Nunca é tarde. Depois de escapar por pouco da fogueira da Inquisição por ter defendido a tese de que a Terra girava em torno do Sol, o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) será, enfim, abençoado pela Igreja Católica, com uma estátua em sua homenagem nos jardins do Vaticano em 2009.

Galileu, que foi forçado a negar a tese heliocêntrica diante do tribunal do Santo Ofício, teve seu processo revisto 350 anos depois de sua morte, em 1992, quando a Igreja admitiu seu erro e absolveu o astrônomo. A inauguração da estátua de Galileu, em tamanho natural, no Vaticano, coincidirá com o Ano Internacional da Astronomia, proclamado pelas Nações Unidas, para comemorar os 400 anos da primeira utilização do telescópio para observar os astros, por Galileu, no verão de 1609. A peça, aliás, pode ser vista na exposição O telescópio de Galileu, instrumento que mudou o mundo, em cartaz no Museu da História da Ciência, em Florença, até o fim do ano.

O que surpreende é que apenas 350 anos depois da morte que a Igreja admiti seu erro! Quem dera ela admitisse tantos outros que foram cometidos ao longo da história. E Quando ao Galileu, quem sabe agora ele pode sair do inferno e ir para seu lugar no céu!

E não pensem que essa história da Igreja impedindo o avanço das ciências mudou. Não se esqueça que a Igreja é contra a camisinha, a célula tronco, a clonagem, etc...

Créditos: Graziella Beting

Adicionar esta notícia no Linkk

2 COMENTÁRIOS:

  Anônimo

21 de junho de 2008 às 14:09

Isso cheira mais uma das hipocrisias da igreja Católica, uma estátua para mim não vai mudar nada.

  Gato-do-mato

21 de junho de 2008 às 20:40

Oi Bianca :)
Valeu pelo comentário..
Realmente essa é mais uma hipocresua da igreja Católica..mas com certeza atingiu alguns fiéis de cabeça fraca né?

E soube da última? Nos EUA uma rede de farmácia está crescendo muito: as fármacia da vida. Elas não comercializam camisinha e anticoncepcionais.. brincadeira né, quando eu penso que a igreja ta perdendo o poder me aparece uma dessas :/