A mídia de um modo geral está em constante mudança de acordo com seu público. Não é de hoje que a mesma vem sendo usada de modo sensacionalista apenas buscando audiência e, por trás disso, lucro.
Desse modo, que o caso Isabela, no qual a menina foi encontrada morta, foi tão explorada e, quem acompanhou, pode ver o caso se desenrolando detalhadamente a cada nova descoberta. Sendo que esse era o trabalho exclusivamente da justiça. Entretanto, a mídia usou de um sentimento natural de curiosidade pelo grave acontecimento para aumentar sua audiência, quando podia transmitir algo mais útil. Cada macaco no seu galho!
Textos e blogs que recomendo sobre o assunto:
A televisão como forma de manipulação
Abrindo sua cabeça
Mídia Rebelde
8 COMENTÁRIOS:
2 de junho de 2008 às 20:49
Esse caso Isabela virou um circo mesmo.
Big Beijos
2 de junho de 2008 às 22:28
O único poder que a mídia tem é aquele que nós concedemos a ela... Por isso, o mais importante está literalmente nas suas mãos, chama-se controle remoto.
2 de junho de 2008 às 23:01
Circo é pouco né lulu?
E sim, lomyne, o poder está em nossa mão.. mas minha maior preocupação é com a alienação.. pq não são todos que tem "o poder" de resistir ao que passa na tv, se é que vc me entende.
2 de junho de 2008 às 23:25
Olá...
Primeiro de tudo, agradeço pela passada lá pelo nosso blog... o Mídia Rebelde vai tá sempre alerta às questões de comunicação...
Segundamente (tsc, tsc), não vejo que tenhamos controle apenas por possuir um aparelhinho chamado "controle remoto"... mudamos prá que canal ?
Tem horas (quase todas) que nem os canais ditos "universitários" prestam prá alguma coisa...
As revistas a cada dia que passa mostram sua cara, "descaradamente"... tanto pro lado do governo, quanto em prol da oposição...
Por isso mesmo é que devemos dizer (ou gritar) bem alto:
VIVA A BLOGOSFERA !!! VIVA NÓS !!!
3 de junho de 2008 às 18:03
Por essa e tantas outras notícias desnecessárias acredito que os jornais perdem a sua qualidade.
Ontem mesmo li um texto sobre comunicação, que enfatizava a importância da propagação da cidadania na imprensa. Na prática: a mídia deveria ser um espaço mais aberto para promover discussões públicas, participação social e informações locais úteis ao cidadão(que não tenham a ver apenas com esportes ou violência), que passa a partir dessa visão a ter mais poder e lutar pelos seus reais direitos.
4 de junho de 2008 às 05:03
Concordo plenamente com você ..
Até por coincidência eu também abordei esse tema no meu blog hoje, acho que essa curiosidade mórbida do povo por tragédias é que alimenta o jornalismo sensacionalista !!
Abraço !!
4 de junho de 2008 às 08:23
Olá pessoal da Mídia rebelde! Obrigado pelo comentário. Acabou gerando uma discussão no blog, dê uma olhada depois. Coloquei o seu endereço em minha lista de links recomendados.
Abraços!
Sérgio e Nando,
Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz que tem pessoas como vocês de opinião ^^
Como podem ver gerou um post novo essa discussãozinha, veja a postagem em seguida.
Abraços!
5 de junho de 2008 às 14:15
Oi pessoal !!
Minha opinião principal é a mesma da Lomyne. A "Máquina da Comunicação" ganha consultando as pesquisas que dizem "do que as pessoas mais gostam". Portanto, elas são "passivas" e pouco fazem para "ativamente" transmitirem conteúdos educacionais positivos. Podemos agir de duas forma : A primeira, sendo expectadores críticos e disseminando este posicionamento. A segunda, participando de meios de comunicação que ativamente transmitem o que é bom para o povo. Os blogs e a internet podem possibilitar isto, porém seu alcance ainda é restrito. Tem-se muito o que fazer !!
Beijos e abraços....Luiz.
Postar um comentário