Spiga


Gays. Certo ou errado segundo o espiritismo?

Em muitas partes da vida procuramos Deus para resolver nossos problemas ou ao menos nos ouvir. Sendo ou não cristão você certamente já se pegou perguntando "Deus, o que eu faço?".

Pois é, pensando nisso escolhi uma das religiões que acho mais abertas e mais humanas, o espiritismo. E tratei um assunto bem delicado dentro da religião: homossexualidade.

Os trechos abaixo foram retirados de uma discussão de orkut num tópico que criei "O que tem o espiritimos a dizer sobre gays?" na comunidade Eu sou espírita.


"Fique na paz, ninguem tem o direito de interferir em suas escolhas, nem de julgar, a felicidade está em você"

"Espirito não tem sexo... Tem sentimentos, viva-os."

"Você é um ser humano e merece respeito dos espiritas. Se há alguma coisa que a codificação recrimina é a promiscuidade. E em matéria de promiscuidade, os heteros comandam há muito tempo e de forma esmagadora."

"Eu penso que nossa sociedade ainda não tem maturidade para encarar a homossexualidade. Vc é o que é, e mais ainda, Deus te fez assim, então, mentir para si mesmo não dá e assumir uma preferência sexual é uma ato de grande coragem."

Toda a discussão (que é curta) você encontra clicando aqui. É bem interessante, principamente pra você que está cansado de sua avó te passando trechos da bíblia dizendo como você é errado. ¬¬

E pra descontraires um pouco..."Como avisar aos pais que você é gay"

Adicionar esta notícia no Linkk

13 COMENTÁRIOS:

  M.Babinsk

18 de fevereiro de 2008 às 14:10

Artigo interessante!

  Ingridy Sousa

26 de março de 2008 às 12:44

Meu querido li os trechos e achei um absurdo sinto muito, os espiritas dizem se basear na bíblia mas eu acho que só tiraram as partes que convém ao ser humano...

Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso.
Levítico 18.22
Bíblia na linguegem de hoje...

Agente pensa muito na nossa vontade mais não pensa no que Deus acha dos nossos atos, não pensamos nos sonhos dele, nem se agente o agrada...
Se a teoria do espiritismo estiver certa os cristãos que se converteram de VERDADE e viveram de acordo com os mandamentos que se baseiam em amar o próximo e adorar somente a Deus vão reencarna e sei lá mais o que...Mas se os evangelicos estiverem certos os cristãos sobem e os espiritas....Deus vai resolver

Leia Romanos 1. 18-32 (Biblia evangelica por favor por que a catolica dizem que tem livros a mais que se contradizem e a Lei de Deus naum é assim ai fiko desconfiada Hehehe)

Email: yume_owned@hotmail.com

  Gato-do-mato

26 de março de 2008 às 13:55

Ushiha,

Muito obrigado pelo seu comentário. Fico muito feliz que tenha chego até você e que possamos abrir esse discussão.

Gostei muito da forma direta que você escreveu, dizendo que acha um absurdo. E você tem todo o direito de achar um absurdo.

E melhor ainda, você foi sabia ao usar o futuro e o "mas" nessa frase "Mas se os evangelicos estiverem certos os cristãos sobem e os espiritas....Deus vai resolver".

Pois uma coisa que ambos sabemos é que a verdade é com certeza um grande mistério. Tudo bem, temos a bíblia com seus dizeres. Mas também não consigo confiar em algo que já passou pela mão de tantos homens. E o homem, como você bem sabe, é corrupto por natureza.

E pior! A bíblia já foi traduzida para muitas línguas. Mas o problema é que a tradução correta ninguém mas sabe qual é. Cada palavra no latim tem muitas possíveis traduções, sendo assim fácil modificar palavras para mudar o sentido da frase.

Já li livros que diziam que Deus na verdade nao existe, que somos descendentes de um povo extraterrestre, etc. Tudo com "possíveis" traduções da bíblia. Aliás, você poderia ler, "Genesis revisitado" por Zacharia Smith, é interessante.

Então o que tenho a dizer é que na verdade, ninguém pode julgar ninguém pelo o que acredita. Isso sempre parecerá verdade para o fiel. Assim como em nenhum momento te critiquei pela sua religião, espero que outras pessoas não o façam comigo.

E no fim dos dias, deixa que cada um lide com Deus. E defenda o que acredita.

Se a homossexualidade é um erro, apenas não o julgue, respeito o próximo da maneira que ele é. E ainda mais, ajude a fazer com que mais pessoas respeitem. Pois parada você também peca.

Beijos,

Victor, o Gato-do-mato.

  Anônimo

27 de março de 2008 às 09:42

Achei muito bom você ter lido meu comentario hihihihi
Eu tenho muita convicção (se é que é assim que se escreve ahuhauahuahuahu) Do que eu falo porque afinal de contas tem tanta gente na igreja? Será que se houvesse mentiras até hoje ninguém teria percebido? Deus me prova praticamente todos os dias que ele existe, num sei como ele não perdeu a paciencia comigo Hauhhuahuaahua! Na verdade eu sei sim é por que ele é perfeito...Se você desejar que eu te conte como ele me prova agente conversa no msn, ok? =)
Sobre respeitar...Eu não vou esculaxar eles é claro nem chego perto de preconceito mas também não posso apoiar o que eles fazem, compreende?Longe de mim julgar uma pessoa, mas também não posso me calar Jesus deixou a tarefa de levar o evangelio tenho que mostrar o que é certo e dar exemplo.Vamos supor que a biblia tenha sido modificada como você suspeita, ela mesmo assim continua passando uma instrução de como viver perfeitamente mas como somos pecadores agente não consegue seguir...Jesus não colocou uma barreira pra morrer por nós tipo "Ai agora to cansado" ou "Vai duer acho melhor não" ou ainda "Nem vai valer a pena muita gente num vai acreditar" Ele fez! E fez por você, por mim e muitas outras pessoas e agente ta sempre colocando barreira pra fazer o que agrada ao Senhor até eu me pego fazendo isso as vezes. Aqueles milagres que Jesus fez? Não era só pra ficar ali na biblia de enfeite e agente se adimirar ele disse:

¹²Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.¹³E tudo que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. João 14. 12-13

É para todos nós.Imagine você curar ou ressucitar alguém!É dificil mais não é impossivel por que Ele disse. Quem sou eu para duvidar de Jesus? As coisas na biblia são de mesma origem ou você acredita em tudo ou num acredita em nada, entende?
Eu acho muito interessante ter o Criador como meu amigo que responde minhas orações e cumpre o que ele disse na sua palavra.

=*

  Eder

3 de abril de 2008 às 23:17

Bom eu também estudo espiritismo
por esse motivo, eu sou gay.
O pouco q aprendi é q espírito naum tem sexo. Vc vem ao mundo de acordo
com a sua missão. Se vc tem traços afeminados ou o inverso no caso do lesbianismo, é traços da outra vida.
Se vc tem um relacionamento gay, viva feliz, pois Deus aprovo o amor ao próximo, a humildade de espírito e o respeito q vc tem pelo seu parceiro.
Se um casal gay vive isso, é um bom exemplo para casais heteros q vivem a traição e o desreipeito.
Nós só devemos usar o nosso corpo, com respeito e conciência.

Ederson dos Santos - 25 anos
Campinas/SP

  Anônimo

2 de maio de 2008 às 21:11

Gosteii do artigo, interessante (Y)

Concordo com o 'Gato-do-mato', e com o 'Ederson', em tudo o que eles comentaram aquii...
Também concordo em PARTES com 'Uchiha'...

Sou católico... e sou homossexual.
E só tenho algumas coisa pra falar aqui.!

1ª- também acho que a biblia foi deturpada do seu real sentido, do que realmente Deus escreveu, pois foi traduzida por várias linguas...
então pode-se falar, que quem traduz a biblia, traduz do jeito que acha correto, do que a pessoa pensa a respeito sobre o assunto, no caso... acho que a pessoa não aprova a homossexualidade.!

2º- Biblia, creio eeu, seja ela evangelica, católica espirita, são todas iguais.!

3º- Uchiha disse: 'Ele fez! E fez por você, por mim e muitas outras pessoas'
Siim... ELE feez siim, fez por todos mesmo, então isso me leva a pensar que se ELE fez isso por mim, que sou homossexual, ELE me AMA do jeitoo que sou, uma pessoa comum, como outra pessoa heterossexual, ou até 'melhor' que muitas pessoas por ai.!
Tem até uma música que fala o seguinte:
'Deus me ama como eu sou, do jeito que eu sou...'

Esse é meu ponto de vista.!
Espero que entendam.

Beeijos :*
Tales.!

  Gato-do-mato

2 de maio de 2008 às 21:40

Tales,

Valeu pelo comentário!
É sempre importante ouvis os outros pontos de vista =)

Acho, sinceramente, uma tempestade num copo d'água isso tudo.

Deus está para quem acreditar que ele exista. O problema é que muitas religiões cegam as pessoas.

Bom, a quem é contra o homossexualismo pesso que faça o seguinte. Procure dentro de si mesmo, de seus pensamentos, o que você acha realmente que é errado.
Não defenda a igreja com trechos da bíblia ou com os dizeres de um padre.

Somos todos seres humanos, saibamos então medir os fatos e não ser influenciados.

  Anônimo

6 de dezembro de 2008 às 14:09

Oi...
Quando se fala de inspiração Divina, não podemos dizer que Deus ditou os textos sagrados... Mas que Deus se revelou na história de um povo que caminhou para uma terra, uma vida, mais promissora!!! Esse povo deixou escrito as experiências que teve com Deus, que deve ser lido a luz da fé... os autores sagrados foram homens que escreveram tudo o que sabiam da tradição oral( aquilo que ouviram dos seus avós) e juntamente os acontecimentos da sua própria pessoa, num tempo e num determinado espaço, na descoberta da fé.


Muitas das traduções da Bíblia, sob o ponto de vista científico, não têm ponta por pegar, isto é, encontramos muitas traduções com várias palavras para uma só coisa.
Desde que começou as traduções do Hebraico, Grego, (os livros bíblicos estão escritos, na sua maior parte, em hebraico, grego, aramaico) foram muitas as seitas que adoptaram outras traduções do Inglês(USA), outras do Françes... feitas a partir da Vulgata - Latim.
A questão prende-se aqui com o factor do entendimento do que se diz. Encontramos muita gente que se recusa a estudar a Bíblia, no seu aspecto literário, histórico, arqueológico, humano e divino. Sabemos, perfeitamente, que se lermos a Bíblia apenas à letra teremos algo semelhante a isto: " Deus criou o mundo em 7 dias !". Mas numa outra passagem se diz: " Um dia aos olhos de Deus são como mil anos". Conclusão???
Hoje em dia, a exegese bíblica não se faz com uma tradução do Almeida Enes, ou Bíblia de Jerusalém... usam-se os originais juntamente com um rol de espectos científico-bíblicos.

Portanto a Bíblia é palavra de Deus, mas não tem para si apenas essa exclusividade, porque é uma das muitas maneiras de Deus se revelar ao homem.
No plano da homossexualidade temos muita coisa a dizer... assim como no plano de outras questões relacionadas com o homem e os seus actos.
Penso que muitas vezes acontece a tendência de julgar e menosprezar quem é diferente... A Igreja luta pela igualdade, assim acreditamos, mas nós como Igreja que somos, desprezamos quem é diferente, pior ainda, somos os primeiros a desprezar a nossa própria condição, talvez pelo ideal de perfeição!! engraçado??
Sabemos que a orientação sexual em nada muda o homem, pois ele é feito para amar e ser amado.
O texto de Levítico contém um pequeno código moral. Neste caso é bem explícito... Mas noutros livros encontramos outros aspectos morais que hoje são sistemáticamente violados...
Portanto, penso que o que está condenado é o pecado e não a pessoa, o episódio de Jesus e a mulher adúltera é uma boa prova.
fiquem bem...

email:andreasvan@hotmail.com

  Anônimo

11 de dezembro de 2008 às 20:59

VENHO POR MEIO DESTA OFERECER-LHE PARCERIA EM NOSSA WEB RADIO PARA DIVULGAÇÃO DO SEU BLOG, CASO HAJA INTERESSE ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO SITE
www.alternativamix.com - Radio Alternativa Mix - a radio feita por quem entende de musica

Grato

Dj Lekos
Diretor de Sonoplastia

  Anônimo

30 de janeiro de 2009 às 22:48

Olá Vitor!!! gostei muito do seu blog. gostaria de apresentar o meu trabalho no Blog : http://livingthebestofthelife.blogspot.com/

Gostaria de trocar idéias!

GRANDE ABRAÇO

  Gato-do-mato

31 de janeiro de 2009 às 01:04

Obrigado pelo comentário Nefer!!

Visitei seu blog... assuntos interessante!

Seria um prazer trocar idéias contigo.. abraço!

  Anônimo

23 de abril de 2009 às 03:49

Olá amigo, sou espirita e tenho um conhecido que tem um blog (que eu acompanho) se for possível levar esta discussão para o conhecimento dos seguidores do referido blog bem como de seu autor eu agradeceria... o blog é: http://tamoporai.blogspot.com/

P.S.: Parabéns pelo blog!

  Anônimo

23 de abril de 2009 às 03:52

Olá amigo, sou espirita e tenho um conhecido que tem um blog (que eu acompanho) se for possível levar esta discussão para o conhecimento dos seguidores do referido blog bem como de seu autor eu agradeceria... o blog é: http://tamoporai.blogspot.com/

P.S.: Parabéns pelo blog!