Spiga


Gravadoras e suas tentativas (frustradas) de se manterem vivas

Os tempos mudaram!

Mas muitos ainda lutam para que o futuro não chegue e continue tudo como sempre foi.
Estou falando especificamente de "música". Aquela história de pagarmos horrores para ter um cd original de nossa banda preferida está caindo.
Antes, ainda continuavamos comprando por querer ajudar nossos ídolos..


A iniciativa das bandas

Mas agora, esses mesmos ídolos estão levantando a bandeira contra as gravadoras e seus preços absurdos! Um grande exemplo disso é a banda Radiohead que numa (belíssima) iniciativa disponibilou o seu album "In Rainbows" completo para download no site da banda cobrando "o que você achar que deveria pagar". Aparentemente uma loucura, mas isso calsou um reboliço no mundo da música e em poucos dias o site da banda estava congestionado e eles ganharam uma boa (boa mesmo) quantia.


A tentativa frustada

As terríveis indústrias fonográficas, que odiamos pelos seus preços tanto quanto as bandas odeiam pela censura, tentaram reagir. Agora, um dos manda-chuvas da Universal VP teve uma idéia sensacional (sinta a ironia), que expôs na MWC, classificada pelo pessoal do Gizmodo como a mais idiota que poderiam ter: deixar que os fãs ouçam o álbum assim que ele sair do estúdio, mas pagando muito mais por isso.

Que eu saiba, isso já acontece há muito tempo, e ninguém paga nada. Todo mundo hoje baixa música na internet, muitas vezes antes mesmo de os albums serem lançados. Claro, tem lugares que tentam impedir. Como na Europa, que tentou prender uma velhinha e uma criança por baixarem música (ridículo). E agora ainda pior! Quem baixar músicas receberá um aviso para parar com isso. Se continuar, sua conta será cancelada (e é mesmo) para sempre.


Presas pelo medo do progresso

É triste que grandes empresas não caminhem junto com a tecnologia e façam coisas como essa. Claro que isso é culpa exclusivamente do dinheiro que essas empresas perderiam se o seu negócio acabasse. Mas eles não podiam simplesmente procurar outro meio de ganhar dinheiro ao invés de virar uma pedra no sapato? Que sigam o exemplo da Kodak, que quando chegou o mundo digital viu seu mercado se acabando. Mas numa reviravolta conseguiu se tornar uma ótima empresa de câmeras e impressões digitais!

E um outro bom exemplo pra se citar são as lojas virtuais. Inclusive você pode acessar a Tecnature, minha loja virtual, e conferir nossas ótimas ofertas. :)

Fonte: Meio Bit



Adicionar esta notícia no Linkk

0 COMENTÁRIOS: