Escrevo como um doador de sangue revoltado por não poder mais ajudar a quem precisa!
Ontem eu faltei meu emprego para doar sangue no hemocentro de J******, chegando lá quando a atendente completava meu cadastro deu um “erro no sistema” e ela me informou que eu não poderia doar sangue até janeiro de 2008.
Acontece que na minha última tentativa de doar eu senti uma dor no peito e não pude doar sangue, a enfermeira falou para mim fazer alguns exames e voltar. E voltei.
Confuso pedi para fazer a entrevista novamente. E na entrevista a enfermeira me informou o real motivo de não poder doar sangue: Porque eu tenho relações sexuais com um homem. (Talvez isso choque alguns leitores. Mas se choca, não sei pq está aqui.)
Sou uma pessoa que sente muita vontade de ajudar a quem precisa e foi uma facada no peito ouvir isso.
Por uma simples opção sexual não posso mais ajudar? Discuti com a enfermeira durante 40 minutos.
Na discussão ela me falou que não podia doar sangue porque o sexo anal é mais perigoso. Mas acontece que se alguém for soro positivo vai transmitir tendo uma relação anal ou vaginal da mesma maneira. E segundo os índices informados no dia da aids desse ano existem mais heterossexuais com aids do que homossexuais!! E além disso gays preferem usar camisinha em uma relação sexual por n motivos!
Então falei para enfermeira colocar no questionário se "você faz sexo anal" ao invés de "você é gay". Pois conheço mulheres heteros que praticam esse tipo de sexo! E aí?
Enfim, vários foram os tópicos que discutimos..
E o que mais me incomoda é que o hemocentro precisa de sangue e ainda fica regulando quem vai doar! Várias pessoas precisando de uma doação e vocês impedem uma grande parte da população de doar sangue!
Isso soa a homofobia! Nesse e-mail não venho com dados ou números, venho apenas como um cidadão indignado! E como tal quero uma resposta convincente! Farei algumas pesquisa e elaborarei um relatório com dados.
E só para terminar..
De acordo com a enfermeira eu não posso doar sangue só até janeiro de 2008, se até lá eu não ser mais gay posso voltar a doar sangue! Quanta gentileza da parte dela.
**********nome************
Ex-doador de sangue e Ex-apoiador do hemosc
3 COMENTÁRIOS:
12 de abril de 2007 às 08:28
meu amor estou revoltado com isso também
meu
cara o importa mesmo é ajudar a quem precisa
e como você mesmo disse o hemosc fica na tc implorando por sangue e quando vai um cidadão como nós de boa vontade não pode doar por que simplesmente somos gay
bom sei onde eu posso lutar e sei o que fazer por tanto irei me mobilizar para que ninguem mais sofra com isso agradeço o seu e-mail ai abraços de alguem que penssa como você
2 de julho de 2007 às 21:07
muito foda isso ;~~
11 de junho de 2009 às 20:54
É muito complicado mesmo!
Obrigado pelo comentário Duende e Bruno.
Queria dizer que ainda não desisti da idéia de lutar por isso.
Estou decidido a tentar a doação em outro Estado. Postarei no blog os resultados..
Abraço!
Postar um comentário